sábado, abril 29, 2006

aprender a lidar com as pessoas

aprender a lidar com as pessoas é em si uma ciência mais agrícola que social. é importante saber da educação dos burros e dela extraír a necessária informação adaptando-a à pessoa em causa. note-se que sendo o burro um animal em vias de extinção, a classe social do 'burro' está em clara expansão.

assim, é importante apreender o conceito do pau e da cenora e dos efeitos que a variação proporcional do uso destes mecanismos produz no indivíduo objecto. sou da opinião que se deve sempre começar pela cenoura até por uma questão de sinceridade; deve-se mostrar ao indivíduo que de facto se tem cenouras para dar.

é talves mais importante ainda a aplicação do pau na primeira oportunidade que apareça e não esperar por uma maior oportunidade. se se esperar, meus amigos não tenhais dúvidas, ela vai aparecer; nessa altura, porém, a eficácia do tratamento é esperada menor, logo maior intensidade deverá ter a 'paulitada'.

assim, ao tratador recomenda-se pau e cenoura mas sobretudo bom senso na aplicação dos mesmos, sem descurar ambas.


existe ainda outra forma educativa no tratamento destes animais, mas julgo-a menos educativa e mais remedista. é o caso das palas. burro que se distrai com o que não deve, palado se deve tornar. assim, também ao indivíduo devem ser postas palas se necessário para lhe corrigir os desvaneios da atenção.

pala, esta, que deve se ir retirando progressivamente se progressos houver, pois não é desejável que o indivíduo siga em frente apenas porque não pode ver para os lados. deve ele mesmo perceber dentro do seu campo de visão em que percentagem do mesmo deve aplicar-se.


e como burros somos todos, não exitemos em pedir pau quando nos aprover para nosso próprio bem; de pedidos de cenoura está o tratador farto.

Sem comentários: