segunda-feira, março 27, 2006

antigamente é que era

nasci cedo demais, não nascemos todos ?

considero-me parte da ultima geração pré-internet. ainda fiz grande parte da minha mocidade à custa de K7, VHS e telefone fixo. que oportunidades imensas surgem a petizes que não ainda puberes e ja trocam SMS com as meninas bonitas da turma. no meu tempo jogava-se ah bola, uma vez que eramos so rapazes. nao havia numeros cor-de-rosa na minha lista. a nao ser para festas de aniversario verdade seja dita.

por outro lado, faço parte da ultima geração que soube o que era estar incontactavel. a partir do momento em que se dizia (na altura perguntava-se e pedinchava-se a bem dizer) vou sair pa dar uma volta ;) e se enumeravam o local de destino e mais importante as companhias, nao havia nada a fazer. estivesse eu a dormir grog no chao da estaçao de comboios de cascais sem maneira de voltar para casa e nao havia maneira de partilhar a situaçao. eramos a geraçao desenrasca. olha vou a pé, que sa foda. deixar as chaves dentro de casa e fechar a porta por fora era outra daquelas. quantas tardes passei sentado nas escadas meditando sobre o bem que uma ida aos bolsos na altura certa poderia fazer.

no entanto ha algo que hoje os miudos nao sabem (digo eu). na minha altura, os espertinhos enunciavam as coisas que "ja haviam na america", frases que rematavam invariavelmente com a expressao, este país é uma merda. hoje já ha macdonalds e tvcabo, mas sera que alguma coisa mudou? chegou ai a america, temos onde gastar dinheiro. dizem-me os meus amigos as ultimas novidades de telemoveis, consolas portateis e jogos de computador. afinal as coisas se calhar nao mudaram assim tanto. para mim pelo menos, dantes nao tinha dinheiro, hoje se calhar ate tenho, mas tb tenho outros sitios onde o gastar e onde o dou por melhor empregue.

sinto-me bombardeado por publicidade. publicidade em todo o lado. coisas boas e que ate davam muito geito. quero ver os golos do meu clube onde quer que esteja, quero falar ao tlm sem pensar no que vou pagar no fim do mes, quero ter um BMW e começar a pagar so ao fim de um ano, quero comprar casa e nao me preocupar com os juros nos primeiros 5 anos, quero 500 a 5000€ na hora sem problemas nem papelada, ai.. quero tanta coisa!

é tudo tão facil..

nao tenho pais ricos, nao jogo no euromilhoes, mas tb nao vou ao BES. tenho muito espaço no colchão. nao devia haver publicitarios nem jornalistas, as artes parciais e enganativas deviam ser banidas. continuo a gostar de enfiar tudo no mesmo saco.

resta-me esperar que estes truques manhosos resultem no maior numero possivel de pessoas. vou deixar de criticar estes senhores. enganem ah vontade. sejamos parvos pois entao. talves sobrem assim mais oportunidades para mim que sou rato e espertinho e egoista e quero tudo so para mim sem dar nada a ninguem.

depois de um blog menos consensual, finalmente obtive alguns comentarios criticos que sinceramente me agradaram, tenho leitores vivos e opinantes. obrigado a vos.

bou cre juga ?

3 comentários:

.ngm disse...

não és assim tão antigo... lembra-te que na altura em que tu e eu nascemos os nossos pais recebiam o ordenado dentro de um envelope em notas e moedas, e se queriam algum do dinheiro que tinham depositado à ordem no banco, não lhes valia nenhum cartão de plástico com um código de 4 dígitos... tinham mesmo de ir ao banco, meter-s numa fila para fazer algo que hoje é tão banal como "levantar dinheiro"...

esta não existência de multibancos implicava muita coisa, mas a que me diverte mais a mim pensar é ir ao bairro, e todo o dinheiro que levas é todo o dinheiro que podes gastar. se por acaso bebias um pouco a mais do que a carteira poderia, ficavas sem transporte para casa, e não havia ida ao multibanco que te salvasse... é apenas um pensamento pontualíssimo, mas interessante, acho eu...

Tomas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tomas disse...

Tardes sentado à porta de casa sem as chaves, noites (ou manhãs) a dormir na estação do cais do sodré... Estar incontactável...

Sinto falta das combinações que se faziam antes de ter telemóvel... (não tou aqui a dizer que não acho útil o tlmvl, apenas que traz alguma complexidades) era tudo uns dias antes.. sabia o que ia fazer naquele fim de semana e já estava tudo decidido. Agora não... quantas vezes não são 21:20 e começa-se a fazer contactos ficando com 3 planos combinados e 4 pessoas para avisar do que se ia fazer... Mais um exemplo das inúmeras escolhas que agora temos...