sexta-feira, abril 15, 2005

Sporting sempre!

tinha pouco mais de 3 anos. vivia no 27 da Rua da Lapa e estava aos pulos em cima da cama. foi nessa altura que o meu pai me fez a pergunta. 'então, já sabes de que clube queres ser?' percebi logo que aquela resposta iria condicionar o resto da minha vida. é incrível como me lembro disto como se se tivesse passado hoje de manhã. parei de saltar em cima da cama (reflexo de pavlov - para não apanhar tau-tau) e apertei os atacadores dos meu sapatos ortopédicos comprados na sapataria bambi (como era boa a vida nos anos 80).

tinha de haver uma resposta, era o mínimo que as pessoas esperavam de mim, que tivesse um clube. é fundamental ter um clube para poder conversar com os tios-avós nas reuniões familiares (a não ser que queira repetir as notas da escola horas a fio).

o que pesou na minha decisão. o meu pai é do sporting. a minha mãe é do benfica. e eu? eu... vou ser do Sporting - afinal gosto mais do meu pai que da minha mãe, pk é que havia de ser do benfica. esta escolha furtuita diriam alguns marcou-me e de que maneira.

recoemos a 1984, o ano da escola, o sporting havia sido campeão em 81/82 (nasci em 81) e aqueles ainda eram anos felizes. manuel fernandes, jordão, antónio oliveira entre outros eram felicidade mais que garantida. mas ninguem me avisou que 80% dos miudos da minha idade eram benfiquistas. não é que eu tenha medo deles, mas ficar até aos 18 sem festejar um campeonato, ser gozado horas a fio.. escusado será dizer que durante muito tempo as 2ªs feiras foram o pior dia da semana, nem mesmo as quartas feiram salvavam a honra.

claro k aos 23 anos isto é uma coisa k se leva bem.. clubismo sim, violência não! cheguei a andar à porrada com uns bacanos só porque nós eramos do sporting e eles do benfica.

leva-se bem.. mas porque a equipa também ajuda, nada melhor que ganhar! não sou de esfregar as vitórias do meu clube nas fronhas dos outros mas têm de compreender que no Largo Maria Leonor isto é um assunto sério. a vitória do clube é um cheque em branco pa esmifrar a cabeça dos outros e há quem leve essa cena bem a sério. a ajudar à festa cada um "dos grandes" esta aqui bem representado. muito bem diria até. ao contrario dos tempos de miudo, é agora o Sporting 3-eu, rasheed e jorge; Benfica 3- paulo, tati e tina e Porto 1- edinho. ^já se sabe que as miudas não ligam mto à bola por isso pode-se dizer que estamos em maioria. nota-se que o porto está em inferioridade numérica mas é compensado por jogar em casa (o estádio situa-se no 9º B-E andar da torre B - edinhu's. é interessante notar que há gente como o duarte ou o pedro-da-tina que dizem 'não ter clube'. ora bem, isto é uma coisa que não existe, homem-k-é-homem tem clube e afirma-o nos tons da roupa que usa desde pekeno. curiosamente esses 2 sem-clube são cromos-de-computadores (certamente haverá alguma relação nisto).

obrigado Sporting por tudo o que me deste. passei 17 anos tristes mas ultimamente tens-te redimido. agora quem diz 'pó ano é que é' são os visinhos do outro lado da 2ª circular. não desesperem.. vão ah frente sim senhor, chamem-me profeta, mas isto não vai acabar assim.. 10 anitos não é nada.. ainda vão esperar mais uns vão ver k não custa nada.. o que eu gosto é de os ouvir dizer que vão po marquês festejar..

só se for a abertura do tunel!

Sem comentários: