quinta-feira, março 10, 2005

Máquinas de Filmar - Carpideiras dos nossos dias

Já se sabe que amanha vamos passar o dia com os enviados a Madrid a carpir o resta e não é pouco. Mas é mesmo assim e no fundo já estamos todos habituados, afinal de contas, onde chega uma camara chegamos todos nós.

Os Espanhois, Madrilenos, familiares das vitimas e afins que me perdoem mas não consigo verter uma lagrima. Sem duvida que senti mais os 192 que partiram faz amanha um ano que os 3mil e tal de 11/09, pela proximidade certamente, mas sobretudo porque pouca é a diferença entre Espanhois e Portugueses, desprezo bem a opinião do PND e na Nova Democracia a respeito desta materia.

Nós há muito que não invadimos ninguem, não temos politicas externas pro-guerra e se estamos ou estivemos com os americanos é apenas para nos pormos em bicos de pés já que na europa ninguem nos liga.

e apanhamos por tabela, ou melhor apanharam os espanhois mais precisamente 192 deles mais os feridos mais ou menos graves familiares etc, mas se as eleições portuguesas teem sido no ano passado e não ha pouco, quem sabe não tinham as coisas sido diferentes.

mas voltando ao tema inicial vou aproveitar para citar o povo, sempre sábio nos seu dizeres 'longe da vista, longe do coração'.

quero com isto perguntar que sao 192 vidas comparadas com 1.000.000 ? pois é, nada, peanuts como dizem os anglo-saxonicos. no entanto alem se lembra de falar da etnia Tutsi que foi quase varrida da terra pelos soldados do ruanda.

e os muçulmanos bósnios ? os albaneses no kosovo ? e a lista continuaria sem fim.. pois o desejo de dominio e grandeza do Homem é infinitamente superior à sua tolerancia.

acontece que no ruanda nenhuma camara lá entrou entre 1990 e 1995 (as datas não são importantes mas o significado) e em Atocha, 5 minutos após o estrondo já la estavam apinhados a fotografar o sangue, os corpos desmembrados, a solidariedade em tempos extremos, como diria A.A. 'a tragédia, o horror..'

mesmo na Bosnia, portas meias com a União Europeia, quanto tempo estivemos de olhos fechados ? quanto tempo esteve Milosevic no monte com os tanques apontados ao vale de Sarajevo ? quantos capitularam as mão de um tal Guterres em Timor-Leste antes e depois do referendo ?

192 não foram de certeza, nem 1000, nem 10000.. mas não estiveram lá camaras. Hoje em dia, mais do que fazer é preciso ser visto a fazer para chocar.

veja-se por exemplo o tsunami, em Portugal apenas vimos na televisão a Tailandia a Tailandia e a Tailandia, tudo porque la estavam 9 portugueses..

as estimativas apontam 226.566 mortos no total dos quais 166.000 na Indonésia! 166mil pessoas ? 9 Portugueses.. 192 mortos em Atocha

Vamos por as coisas nos seus lugares! o que vale um Pullitzer ou um World Press Photo ganho à custa do sofrimento dos outros ?


a verdade.. é que mais vale andar com uma camara senão acabamos por sofrer sozinhos..

Sem comentários: