segunda-feira, outubro 16, 2006

Enquanto a chuva cai

Está de chuva lá fora, recomenda-se uma gabardine.

Estou entusiasmdo com o acordo celebrado entre o Estado Português e o MIT para o desenvolvimento de programas de estudo avançados nas áreas de engenharia de concepção e sistemas avançados de produção, sistemas de energia, sistemas de transporte e sistemas de bioengenharia.

Sinceramente acho que é uma boa aposta do governo, quer pelos intervenientes quer nas áreas de estudo escolhidas. Acho que vai sendo altura de o país deixar cair alguns sectores em que é menos competitivo e fazer apostas com futuro; e sobretudo deixar de investir pouco em tudo e fazer precisamente o contrário. Claro que não é fácil vai levantar muitas ondas, mas tem de ser. Convem ler David Ricardo neste ponto.

Tenho pena que alguns senhores se tenham levntado contra as universidades escolhidas para entrar no programa mas quando é preciso escolher já se sabe que não se pode ir a todas e alguém tem de ficar de fora. Sobretudo Aveiro mas também Évora se têm afirmado nos últimos anos como potenciais concurrentes às universidades clássicas; mas estas têm apostado e bem, sobretudo nas áreas de TI que não são o foco deste programa e provavelmente por isso terão ficado de fora.

Lamentar por último que tenha sido o governo a assinar este acordo. Deveriam ter sido, na minha opinião, as universidades, elas mesmas, a procurar valorizar-se com este tipo de iniciativa, ainda que dependendo sempre do dinheiro estatal para a concretização. Assim, àquelas que ficaram de fora, em vez se queixarem, vão à luta.

Sem comentários: