sexta-feira, agosto 11, 2006

Interrail Report 03

Dia 12: Budapeste

Hoje deu para ver alguma coisa do lado de Buda, especialmente as colinas. O metro está em obras pelo que só de autocarro ou eléctrico é que se atravessa o danúbio.. ou a pé. Por falar nisso o Danúbio está longe de ser azul. Acastanhado, vá.

Encontrei aqui algo que me parece muito lisboeta, a sensacao de ser capital de uma grande coisa mas que nao manda em mais que um pequeno nada.

Aqui ainda se entra nos autocarros em qualquer porta que abra, atravessa-se a estrada fora da passadeira ou com o sinal vermelho entre outras coisas.. para quem veio da Alemanha e Austria isto já me parece terceiro mundista.. que será quando chegar á Roménia ou Bulgária..

Por falar em terceiro mundista, os austriacos nao entendem o conceito de fila. Já havia tomado conhecimento deste facto nas célebres cantinas parisienses, mas estar num alinhamento de McDonalds em Viena pareceu-me seguro. Nao só se metem á nossa frente literalmente á francesa, como ainda olham para trás com aquela expressao: olha pa este parvo que se deixou ultrapassar. Uma boa cotovelada parece resolver a questao.

Next stop--> TRANSILVANIA

Amanha parto cedo para Brasov, Roménia. Que é como quem diz chego lá já de noite. A partir daqui os comboios sao uma coisa que passa mais ou menos a uma hora e que nao chega la no mesmo dia do calendário canónico.



Para aqueles que como eu se perguntam que raio sao os "Roma" que perfazem sempre uma pequena percentagem da populacao e sao sempre alvo de conflito com os locais (como lhe chamam os guias de viagem) trata-se dos nossos já conhecidos ciganos, povo sem terra nem pátria que vive do comércio de artigos contrafeitos, aqui como em qualquer lado da Europa. Aqui, simplesmente, nao os distingo pela pronuncia.

Já falei disto ontem mas tenho de repetir, esta malta da Europa Central precisa de aprender a receber os de fora. Muitos anos a serem invadidos deram nisto. Talvez uma bandeira branca ajude.

Dizem-me que as pessoas na provincia sao mais abertas e acolhedoras, o que é bom mas nao ajuda muito á causa, já que nao estou tanto numa de ver os campos de milho e girassol.



Ticket please..

Passport control..

Sem comentários: