quarta-feira, julho 05, 2006

3 em menos de 100 anos?

Isto da Coreia do Norte é giro e tal, vamos lá ver é se não acaba mal. Estou em crer que uma guerra à americana dava bem cabo daquilo e nem sequer haveria grandes problemas de consciência. O problema é que parece demasiado fácil.

Tenho andado a explorar através do Google Earth alguns países menos comuns (depois de descobrir o meu carro), entre eles a Coreia do Norte. Felizmente há uma meia dúzia de americanos, que devem ter algum tipo de formação militar, catalogaram os mais importantes locais estratégicos não só da CN como da Síria, Irão e etc.. Dizem eles que Pyongyang é a cidade mais bem defendida do mundo e eu acredito ao ver a quantidade de baterias antiaérias, quarteis, trincheiras etc que se identificam pelas imagens de satélite.

Mas porquê disse eu à pouco que parece demasiado fácil? É que apesar dos mísseis (ou um dos vários tipos deles) que foram lançados ontem poder atingir os USA na costa ocidental (e. g. LA) me parece uma atitude demasiado ousada para um país com uma economia inexistente. Eles até devem ser autosuficientes, se contarmos que grande parte muito pouco tem para viver e não se conhecem grandes reservas estratégicas hoje em dia que pudessem aguentar uma guerra prolongada. Não têm nada, porque não precisam de nada, a não ser de urânio, mísseis e tecnologia (que aparentemente ou têm ou estão em vias de ter).

Descontando as inerências mais físicas de uma estratégia bélica de invasão e defesa, que passa pela cabeça daquele senhor quando lhe dá para fazer uma demonstração destas no dia 4 de Julho (Dia da Independência dos USA)? Terá ele as costas quentes? Eu diria que sim, não me faz grande sentido se não for assim. Seria no mínimo suicida e creio que se assim não fosse já o senhor arbusto tinha lá ido (que isto das guerras dá sempre uma certa fama, quem que seja para ficar na história).

Então que aliados pode ter o pequenote? O Eixo do Mal? Juntando os trapinhos com os países árabes descontentes, ou até com o senhor bin Laden, mais meia dúzia de africanos tipo Sudão, Nigéria e arredores, e até, porque que não o amigo Hugo Chavez (este fala fala mas ainda me parece o menos burro deles todos) com os pendericalhos da Bolívia, as FARC e outros demagogos.

Esperemos que não, mas do mal o menos.. talvez acabem com os "Morangos com Açucar". Em tempo de guerra todas as pequenas vitórias contam.

Sem comentários: